quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

QUARTA-FEIRA, 8 DE DEZEMBRO DE 2010
PROFECIA - 01

PARTE - 01
Para muitos evangélicos, profeta significa alguém que deve ser consultado quando queremos saber o que nos reserva o futuro. Se vamos nos casar e com quem, que tipo de emprego vamos ter, etc. Ele ou ela se tornam um oráculo vivo. Nesse entendimento o termo profeta carrega o sentido de predizer o futuro ou adivinhar o que acontece na vida das pessoas.


No entanto, a Bíblia o apresenta como um pregador. Os termos que definem os profetas são “roeh” e “nabi”. O primeiro significa vidente e o segundo porta-voz.
Como vidente o profeta possuía uma visão sobrenatural, que não se limitava ao material e ao circunstancial. Como porta-voz, recebia uma unção especial do Espírito Santo para conhecer e declarar a Palavra de Deus.

Deus revela aos profetas os Seus segredo. “Certamente o SENHOR, o Soberano, não faz coisa alguma sem revelar o seu plano aos seus servos, os profetas. O leão rugiu, quem não temerá? O SENHOR, o Soberano, falou, quem não profetizará?” Amós 3.7-8:(NVI).

Em nome de Deus, o profeta comunicava a mensagem divina para as pessoas de sua geração. Eles clamavam para que o povo se arrependesse de seus pecados, para que deixassem suas obras más, para que voltassem para os princípios da Aliança. Eles repreendiam o povo quanto às condições sociais. Advertiam sobre a iminência do cativeiro, da destruição da nação. Traziam uma promessa de eventual restauração para o remanescente que permanecesse fiel ao Pacto firmado por Deus.
O profeta sempre foi entendido como um modelo para os pregadores cristãos. No entanto, tenho me perguntado. Quais são hoje os modelos que inspiram a liderança cristã? Quais são as fontes que nutrem a mente daqueles que, conduzem, dirigem e alimentem a igreja de Jesus Cristo? Qual a força das estruturas seculares na formação dos líderes cristãos hoje?

Infelizmente os modelos adotados pela igreja hodierna são diferentes dos exigidos pela Escritura. As opções giram em torno do animador de auditório, do empresário bem-sucedido, do político sem escrupulos e o pior, do místico esotérico.
No vídeo abaixo nos é apresentado um pastor que adivinha detalhes da vida das pessoas. Descobriu-se que ele sabia dos detalhes pelo Orkut.



Analisando o que aconteceu posso dizer o seguinte: Infelizmente isso é muito comum no meio evangélico. As pessoas estão sedentas por experiências extraordinárias. Muitos patifes aproveitam a sede pelo sagrado para aplicar golpes.
No caso acima demonstrado, o pregador se aproveitou de pessoas que estão longe do Brasil. Essas pessoas estão lutando para sobreviver num país distante e com muita saudade de casa. As igrejas brasileiras servem como alento para os imigrantes. O choro, a alegria e o entusiasmo expressam um desejo de serem lembrados por Deus.

O pastor verborragiu sobre a vida das pessoas. Ele não trouxe nenhum contéudo bíblico. Repetiu chavões. Brandou frases desconexas em língua desconhecida e sem significado. E desobedeceu o mandamento bíblico: “Assim acontece com vocês. Se não proferirem palavras compreensíveis com a língua, como alguém saberá o que foi dito? Vocês estarão simplesmente falando ao ar. 1 Co 14.9 (NVI). Mais adiante no verso 23, o apóstolo Paulo afirma: “Assim, se toda a igreja se reunir e todos falarem em línguas, e, entrando alguns não instruídos ou descrentes, não diram que vocês estão loucos?”.

--------------------------------------------------------------------------------FONTE -


[1] Na dinâmica do Espírito: Uma avaliação das práticas e doutrinas. São Paulo: Vida Nova, 1991, pp. 172.

[2] Sola Scriptura: A Doutrina Reformada das Escrituras. São Paulo: Editora Os Puritanos, 1998, pp. 25-31.

[3] Cessacionismo. Disponível em: http://www.monergismo.com/textos/pentecostalismo/cessacionismo_irons.htm. Visitado em 28/07/2010.

[4] GRUDEM, Wayne (org). Cessaram os dons espirituais? 4 pontos de vista. Trad. Gordon Chown. São Paulo: Vida, 2003, p. 43-44.
Postado por Pr. Katzenelson Canuto de Sousa às 18:59 0 comentários
PROFECIA - 02

PARTE - 02
Analisando o dom de línguas ou glossolalia, O Dr. James I. Packer afirma:


A glossolalia não é, como muitas vezes se pensa (e como sugerem as traduções incorretas da NEB em 1 Coríntios 14), uma coisa extática, ou seja, um êxtase. O ato cristão de falar em línguas é feito tão objetivamente quanto qualquer outro ato de falar, enquanto a pessoa estã de plena posse e controle de sua consciência e vontade, e não em qualquer estado anormal da mente, seja ele qual for. [1]
Por isso é que precisamos resgatar os modelos bíblicos e cristocêntricos. O verdadeiro homem de Deus deve evitar a isca das novidades e permanecer firme na Palavra de Deus. A Igreja deve se fundamentar somente na mensagem bíblica, definida na Reforma com o lema Sola Scriptura.

Entendo que o erro dos evangélicos é aceitar a continuação do ofício profético tal como descrito na Escritura Sagrada. O Pentecostes foi um ato histórico singular de Deus. Ele não serve como um modelo para igreja, mas como capacitação para a igreja. Desde o Pentecostes, estamos vivendo na Era do Espírito. Assim como não existe mais necessidade para sacrifícios adicionais pelo pecado, também não há necessidade para descidas adicionais do Espírito.
Por isso não existem mais profetas como nos tempos bíblicos. A profecia foi usado pelos apóstolos para fundar a Igreja e eram necessários porque o Novo Testamento não estava completo. A função profética é hoje ocupada pela pregação bíblica.

O pastor e escritor Paulo Anglada afirmou [2]:
Sendo a Palavra escrita o meio escolhido por Deus para revelar a sua vontade ao homem, ela não pode ser dispensada, igualada, acrescentada nem suplantada. Nem o Espírito agiria em detrimento ou à parte dela, mas com e por ela. É neste sentido que as Escrituras são necessárias e indispensáveis para a comunicação das verdades necessárias à salvação. A Igreja Católica têm a tradição oral. Os reformadores radicais tinham a palavra interior. Outras denominações modernas têm novas revelações do “Espírito.” A fé reformada se fundamenta inteiramente nas Escrituras.

A minha argumentação sobre a profecia pode ser descrita como Cessacionista. Assim define Lee Irons [3]: "Cessacionismo" assim entendida a tese que alguns dons (e seus correspondentes ministérios) descritos no Novo Testamento são ordinários e perpétuos, enquanto outros eram extraordinários e foram paulatinamente desaparecendo da vida da igreja a partir do fim da era apostólica.
Porém, existe uma diferença entre os grupos cessacionistas. Alguns se posicionam como cessacionistas na base exegética, crendo que ao se completar o cânon bíblico, não houve mais a necessidade dos dons miraculosos. Outros, por sua vez, argumentam que não existe base bíblica para se sustentar o cessacionismo, porém durante o transcorrer da história eclesiástica, houve um declínio nas manifestações de tais dons.

Segue um resumo das principais pressuposições cessacionistas:
• Deus revelou sua vontade em proposições escritas na Bíblia.
• As proposições escritas na Bíblia dão uma completa revelação dos padrões morais que Deus quer que todos os cristãos obedeçam durante o período da igreja.
• Deus não concede revelações subjetivas de padrões morais presentes nas Escrituras a pessoas de maneira individual.

Richard Gaffin [4] defende a cessação de todos os dons de revelação ou de expressão verbal. Por dons de expressão verbal Gaffin entende a profecia e sua avaliação, a variedade de línguas com sua interpretação, a palavra de sabedoria e a palavra de conhecimento. Ele leva em conta a listagem em Rm 12+6-8; 1 Co 12.8-10, 28-31 e Ef 4.11.
Por fim, é importante destacar que os cessacionistas crêem nos dons espirituais. O que eles não defendem é a continuidade de todos os dons. Os milagres não cessaram. Deus continua curando em resposta as orações individuais e coletivas de Seu povo. O que eles questionam é se os dons de cura e de operação de milagres ou profecia, conforme alistados em I Coríntios 12.9-10 estão sendo outorgados hoje, como foi no passado.
Termino dizendo que a igreja necessita de pregadores, não de adivinhadores. Os pregadores devem ser servos dedicados que anunciam todo o conselho de Deus (Atos 20.27). ۩

--------------------------------------------------------------------------------FONTE -

[1] Na dinâmica do Espírito: Uma avaliação das práticas e doutrinas. São Paulo: Vida Nova, 1991, pp. 172.

[2] Sola Scriptura: A Doutrina Reformada das Escrituras. São Paulo: Editora Os Puritanos, 1998, pp. 25-31.

[3] Cessacionismo. Disponível em: http://www.monergismo.com/textos/pentecostalismo/cessacionismo_irons.htm. Visitado em 28/07/2010.

[4] GRUDEM, Wayne (org). Cessaram os dons espirituais? 4 pontos de vista. Trad. Gordon Chown. São Paulo: Vida, 2003, p. 43-44.
Postado por Pr. Katzenelson Canuto de Sousa às 18:51 0 comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário