quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

LIÇÃO 13, SE O MEU POVO ORAR - 4º Trimestre de 2010

LIÇÃO 13, SE O MEU POVO ORAR
Lições Bíblicas Aluno - Jovens e Adultos - 4º Trimestre de 2010
O PODER E O MINISTÉRIO DA ORAÇÃO
O relacionamento do cristão com DEUS
Comentários da revista da CPAD: Pr. Eliezer de L. e Silva
Consultor Doutrinário e Teológico da CPAD: Pr. Antonio Gilberto
Complementos, ilustrações, questionários e vídeos: Ev. Luiz Henrique de Almeida Silva
Questionário



TEXTO ÁUREO
“E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então, eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra” (2 Cr 7.14).



VERDADE PRÁTICA
A oração de confissão, acompanhada de temor e humildade, exalta a bondade e a benignidade do Senhor.



LEITURA DIÁRIA
Segunda - 2 Cr 6.27 Devemos confessar o pecado a Deus em oração
Terça - Tg 4.10 Devemos nos humilhar diante de Deus em oração
Quarta -2 Cr 6.30,31 Devemos pedir restauração a Deus
Quinta - Jo 17.21-23 Devemos pedir a Deus unidade
Sexta - 2 Cr 7.14 Devemos ter certeza de que Deus responde à oração
Sábado - Lc 11.10-1 Devemos ser perseverantes em oração



























LEITURA BÍBLICA EM CLASSE - 2 Crônicas 7.11-18
11 Assim, Salomão acabou a Casa do SENHOR e a casa do rei; e tudo quanto Salomão intentou fazer na Casa do SENHOR e na sua casa, prosperamente o efetuou. 12 E o SENHOR apareceu de noite a Salomão e disse-lhe: Ouvi tua oração e escolhi para mim este lugar para casa de sacrifício. 13 Se eu cerrar os céus, e não houver chuva, ou se ordenar aos gafanhotos que consumam a terra, ou se enviar a peste entre o meu povo; 14 e se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face, e se converter dos seus maus caminhos, então, eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra. 15 Agora, estarão abertos os meus olhos e atentos os meus ouvidos à oração deste lugar. 16 Porque, agora, escolhi e santifiquei esta casa, para que o meu nome esteja nela perpetuamente; e nela estarão fixos os meus olhos e o meu coração todos os dias. 17 Quanto a ti, se andares diante de mim, como andou Davi, teu pai, e fizeres conforme tudo o que te ordenei, e guardares os meus estatutos e os meus juízos, 18 também confirmarei o trono do teu reino, conforme o concerto que fiz com Davi, teu pai, dizendo: Não te faltará varão que domine em Israel.

INTERAÇÃO
Caro professor, estamos encerrando mais um ano de estudos bíblicos em nossa abençoada Escola Dominical. Você sabe o quanto é importante o
diálogo entre teoria e prática. Portanto, leve o aluno a refletir acerca de sua vida de oração. Após um trimestre inteiro aprendendo a respeito da oração, espera-se do crente que ao menos sua vida devocional possa ser modificada. Afinal, de nada adiantará aprendermos a orar, se não orarmos.
Hoje, trataremos a respeito da resposta de Deus à oração de Salomão. Veremos que o Senhor estabeleceu algumas condições para que sua bênção fosse derramada sobre o seu povo.

OBJETIVOS
Explicar o significado de humildade.
Definir arrependimento e conversão.
Mencionar as respostas divinas às atitudes do povo.

ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA
A lição deste domingo trata de quatro ações fundamentais para atrair a bondade e a misericórdia de Deus para nós:
HUMILHAR-SE - BUSCAR - ARREPENDER-SE - CONVERTER-SE
Escreva as ações no quadro-de-giz. Divida a turma em quatro grupos, conforme essas ações. Em seguida, solicite que cada grupo explique o que significa o seu verbo, bem como apresente pelo menos dois exemplos bíblicos que demonstrem tal atitude.

RESUMO DA LIÇÃO 13, SE O MEU POVO ORAR
COMENTÁRIO - INTRODUÇÃO
Dirigir um clamor ao Senhor que a resposta viria. Contudo, Deus estabeleceu
algumas condições para que a sua bênção fosse derramada, como veremos a seguir
I. A NECESSIDADE DE SE HUMILHAR E BUSCAR A DEUS
1. Deus é grande, o homem é limitado.
2. A necessidade da humildade.
3. A busca pela presença de Deus.
II. A NECESSIDADE DE ARREPENDER-SE E CONVERTER-SE
1. Arrependimento.
2. Conversão.
III. AS RESPOSTAS DIVINAS ÀS ATITUDES DO POVO
1. “Ouvirei dos céus” (v.14).
2. “Perdoarei os seus pecados”.
3. “Sararei a sua terra”.
CONCLUSÃO
O nosso Deus, segundo as suas riquezas, supre todas as nossas necessidades
em glória, por Cristo Jesus (Fp 4.19).

SINÓPSE DO TÓPICO (1)
O texto de 2 Crônicas 7.14 revela a necessidade de Israel reconhecer a grandeza divina, humilhar-se e converter-se.
SINÓPSE DO TÓPICO (2)
O texto de 2 Crônicas 7.14 revela a necessidade de Israel arrepender-se e converter-se.
SINÓPSE DO TÓPICO (3)
Deus promete responder ao quebrantamento do povo: ouvindo as orações, perdoando os pecados e prosperando a terra.

AUXÍLIO BIBLIOGRÁFICO I - Subsídio teológico
“O Curso do Reino na Escatologia
Perdão e restauração. Apesar da nota de pessimismo soada pelo exílio, há, ao longo do livro de Crônicas, raios de esperança, pois o Deus do concerto é digno de confiança — Ele não pode negar a si mesmo. Na famosa oração de dedicação do Templo, Salomão pediu ao Senhor, quando o povo pecasse e fosse exilado: ‘Ouve tu desde os céus, e perdoa os pecados de teu povo de Israel, e faze-os tornar à terra que tens dado a eles e a seus pais’ (2 Cr 6.24,25). Claro que isto requereria arrependimento, uma mudança de coração, pelo qual o rei orou fervorosamente (6.37-39).
Estabelecimento eterno. As condições da restauração, claramente declaradas na oração de Salomão, estão talvez implícitas na palavra de Deus que Natã disse a Davi na ocasião da revelação do concerto davídico. Mas a ênfase está na iniciativa graciosa de o Senhor ser fiel à palavra do concerto. Deus disse: ‘Ordenarei um lugar para o meu povo de Israel e o plantarei, para que habite no seu lugar e nunca mais seja removido de uma para a outra parte; e nunca mais os debilitarão os filhos da perversidade, como ao princípio’ (1 Cr 17.9). O seu reino, materializado no povo de Israel e particularmente na casa de Davi, será estabelecido para sempre (v.14). Mesmo depois da divisão do reino, todos sabiam muito bem que a soberania do Senhor pelo seu servo Davi permaneceria eternamente (2 Cr 13.5)” (ZUCK, ROY B. Teologia do Antigo Testamento. Rio de Janeiro: CPAD, 2009, p.207)
VOCABULÁRIO
Escabelo: Banco pequeno para descanso dos pés.
BIBLIOGRAFIA SUGERIDA
ZUCK, ROY B. Teologia do Antigo Testamento. 1. ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2009
SAIBA MAIS pela Revista Ensinador Cristão - CPAD, nº 44, p.42.

QUESTIONÁRIO DA LIÇÃO 13, SE O MEU POVO ORAR
RESPONDA CONFORME A REVISTA DA CPAD DO 4º TRIMESTRE DE 2010
Complete os espaços vazios e marque com "V" as respostas corretas e com "F" as falsas.

TEXTO ÁUREO
1- Complete:
“E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se __humilhar__, e __orar__, e __buscar__ a minha face e se __converter__ dos seus maus caminhos, então, eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra” (2 Cr 7.14).

VERDADE PRÁTICA
2- Complete:
A oração de __confissão__, acompanhada de __temor__ e humildade, __exalta__ a bondade e a benignidade do Senhor.

INTRODUÇÃO
3- Qual a promessa do Senhor, ao povo de Israel (aplicável à sua igreja de todas as épocas), por ocasião da dedicação do Templo de Jerusalém, no reinado de Salomão?
( ) Bastaria dirigir um clamor ao Senhor que a resposta viria, quando estivessem em dificuldades, enfrentando períodos de seca e esterilidade,

4- Quais condições DEUS estabeleceu para que a sua bênção fosse derramada sobre seu povo?
( ) A necessidade de se humilhar.
( ) A necessidade de buscar a DEUS.
( ) A necessidade de arrepender-se.
( ) A necessidade de converter-se.

I. A NECESSIDADE DE SE HUMILHAR E BUSCAR A DEUS
5-Por que temos a necessidade de nos humilhar e de buscar a DEUS?
( ) O caminho da humildade passa pelo reconhecimento humano da infinita grandeza divina, seu imenso poder e sua glória suprema.
( ) O DEUS que fez o céu, a Terra e tudo o que nela há (Gn 2.4).
( ) O DEUS que da Terra faz o escabelo de seus pés (Is 66.1).
( ) O DEUS que mediu na concha de sua mão as águas do planeta (Is 40.12).
( ) O DEUS que com seu poder sustenta todas as coisas (Hb 1.3).

6- O que acnteceu quando Jó questionou ao Senhor?
( ) Jó foi surpreendido por uma sequência reveladora de perguntas divinas que o levaram a ter consciência da magnificência, grandiosidade e sabedoria de DEUS (Jó 38 — 41).
( ) Ao refletir acerca da grandeza de DEUS, Jó caiu em si, reconheceu a sua limitação, arrependeu-se e submeteu-se completamente ao propósito divino para sua vida (Jó 42.1-6).

7- Complete:
Quando o homem tem uma noção de sua __pequenez__, limites, natureza, e do quão __miserável__ e indigno é diante de um DEUS tão poderoso e santo, ele naturalmente se aproxima do Criador com humildade, porquanto sabe que é __pó__ e que são as __misericórdias__ do Senhor a causa de ele estar de pé (Lm 3.22).

8- O que ocorreria no caso de haver um afastamento entre o povo e DEUS?
( ) Provocaria seca, fome, pragas, etc..
( ) O povo deveria reconhecer seu erro e desobediência aos preceitos da Lei de DEUS e se humilhar.

9- O que significa "Humilhar-se" diante de DEUS?
( ) Significa submeter-se, sujeitar-se a alguém.
( ) No caso do homem com DEUS, é reconhecê-lo como DEUS, Senhor, Soberano, Criador, Todo-Poderoso e reconhecer-se como criatura pecadora, indigna de estar em sua presença e carente de sua misericórdia, graça e perdão.
( ) É com esse espírito humilde que o homem deve achegar-se a DEUS e, assim, colocar diante dEle suas petições, a fim de ser ouvido em tempo oportuno.

10- Após chegar à presença de DEUS com humildade, a recomendação divina para a restauração de seu povo é orar, suplicar e buscar a face dEle. O que envolve essa busca?
( ) Voltar-se para o Senhor, buscando obter novamente a comunhão que fora quebrada, e colocar diante dEle o seu pecado (Sl 32.5; 51.3).
( ) Voltar-se para o Senhor, buscando obter novamente a comunhão que fora quebrada, e colocar diante dEle os seus desejos (Sl 38.9).
( ) Voltar-se para o Senhor, buscando obter novamente a comunhão que fora quebrada, e colocar diante dEle as suas petições (Sl 119.170).
( ) Voltar-se para o Senhor, buscando obter novamente a comunhão que fora quebrada, e colocar diante dEle as suas ansiedades (1 Pe 5.7).

11- Além de manter com DEUS uma conversa amena, colocar petições e pedidos diante dEle, o que é buscar a face de DEUS?
( ) É um desejo intenso de conhecê-Lo, estar familiarizado com sua voz e conhecer sua vontade.
( ) Isso demanda tempo e esforço do homem, pois muitas vezes será necessário abrir mão do conforto físico, de algum tempo de lazer e até mesmo dos próprios planos.
( ) Nada no mundo deve ser mais valioso do que a presença de DEUS na vida do homem e sua comunhão com Ele.
( ) Buscar a face do Senhor e anelar a sua presença e comunhão conosco deve ser mais do que uma necessidade, mas um prazer para o crente (Sl 105.4; 42.1,2; 84.1,2).

II. A NECESSIDADE DE ARREPENDER-SE E CONVERTER-SE
12- Quando o apóstolo João fala em sua primeira carta universal que o crente ainda está sujeito a pecar (1 Jo 1.8) e que quem diz que não peca é mentiroso, o que quer ele com isso dizer?
( ) Isso não é um convite ao pecado, mas o reconhecimento de que o homem é, por natureza, pecador, e que só estará livre para sempre do pecado no céu.

13- Como é o Arrependimento segundo nossa lição? Complete:
O arrependimento genuíno provém da __tristeza__ por haver pecado, desagradado ao Senhor e __entristecido__ o ESPÍRITO SANTO (2 Co 7.10).
Aquele que, de fato, se arrepende, confessa e __abandona__ o erro.
Não basta apenas reconhecer o erro, mas também é imprescindível que se deixe o pecado, a fim de alcançar __misericórdia__ (Pv 28.13).
A recomendação de João é: “Não __pequeis__”. Todavia, para aquele que pecou, ainda existe solução: JESUS, o __Advogado__.
Se você se arrepender sinceramente e suplicar-lhe __perdão__, Ele intercederá junto ao Pai, a fim de que você receba o perdão divino e seja __reconciliado__ com DEUS.

14- No dicionário Houaiss da língua Portuguesa, conversão é transformação, alteração de sentido ou direção. O que deseja o Senhor quando requer que seu povo “se converta de seus maus caminhos”?
( ) Ele deseja mudança de rumo, transformação de palavras, atitudes, pensamentos, vontades e sentimentos.

15- Como o apóstolo Paulo explica este processo na vida do homem convertido ao Senhor (Ef 4.22-32; Cl 3.1-11)?
( ) Converter-se, na ótica bíblica, é, portanto, abandonar as práticas passadas, que não agradam a DEUS, e viver uma vida que o agrade, pautada em sua Palavra.
( ) É uma vida completamente nova (2 Co 5.17).

III. AS RESPOSTAS DIVINAS ÀS ATITUDES DO POVO
16- Quais as respostas divinas dadas ao povo, quando o mesmo se converte?
( ) “Ouvirei dos céus”
( ) “Perdoarei os seus pecados”
( ) “Sararei a sua terra”

17- Quais promessas estão contidas em “Ouvirei dos céus” (v.14).?
( ) A primeira recompensa pelas atitudes mencionadas acima é ter suas orações ouvidas e atendidas pelo Senhor.
( ) O nosso DEUS responde às orações daqueles que o temem (Sl 145.19).
( ) Para esses, o seu ouvido não está agravado, mas aberto (2 Cr 7.15; Is 59.1).

18- O que JESUS ensinou a esse respeito? Complete:
JESUS ensinou a respeito de um Pai amoroso que está sempre pronto a dar boas __dádivas__ a seus filhos e incentivou seus discípulos a pedir e buscar a DEUS, incessantemente, sem __desfalecer__ (Lc 11.9; 18.1-7), porque DEUS ouve e vê até o que está em __secreto__ (Mt 6.6; Jo 9.31).

19- A segunda resposta do Senhor ao povo seria o perdão. Quais promessas estão contidas em “Perdoarei os seus pecados”? Complete:
Davi conhecia a longanimidade e misericórdia divinas, porquanto havia experimentado a __graça__ do perdão divino. Por isso, escreveu que o Senhor está pronto a perdoar àqueles que o invocam (Sl 86.5).
A Bíblia está repleta de exemplos do perdão de DEUS, tanto para com seu povo __Israel__ quanto para todos quantos lhe imploraram o perdão.
Por várias vezes e para diversas pessoas, JESUS declarou: “__Perdoados__ são os teus pecados” (Mt 9.2; Lc 7.48). Através do nome de __Cristo__, DEUS perdoa os nossos pecados (1 Jo 2.12). Se você pecar contra DEUS, creia que: “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos __purificar__ de toda injustiça” (1 Jo 1.9).

20- A terceira resposta divina diz respeito ao nosso sustento. “Sararei a sua terra”. Quais promessas estão contidas ai? Complete:
DEUS não está preocupado apenas em __salvar__ nossa alma e espírito, Ele sabe que necessitamos nos alimentar, vestir, morar, ou seja, de ter nossas necessidades básicas __supridas__. No caso de Israel, sua sobrevivência dependia de __chuvas__ que regassem a terra, que produzia o fruto para a alimentação do homem e dos animais. DEUS disse a Salomão que, se o povo abandonasse os seus maus caminhos, Ele tornaria a abençoar a terra, a fim de que o __pão__ de cada dia fosse garantido ao povo. JESUS ensinou que o Pai conhece as necessidades humanas e deseja __supri__-las (Mt 6.31,32). O Senhor cuida daqueles que o amam e o obedecem.

21- Qual a interpretação espiritual desta passagem: “Sarar a terra”?
( ) Voltando a enviar chuvas, trata-se também de uma renovação espiritual do povo e do envio do ESPÍRITO SANTO (Jl 2.28-32).
( ) Ainda hoje, o Senhor faz brotar rios de água viva dentro de cada um que recebe o dom do ESPÍRITO (Jo 7.37), que é seu próprio ESPÍRITO dentro do homem.
( ) Essa corrente de águas vivas flui através da vida do crente e atinge os outros com a mensagem sanadora do Evangelho.
CONCLUSÃO
22- Embora o texto bíblico desta lição fora dirigido a Israel, sua aplicação pode ser feita aos crentes de todas as épocas. Complete:
Portanto, Igreja de CRISTO, __humilhe__-se, retorne ao Senhor, __converta__-se de seus maus caminhos, busque a presença divina continuamente. O nosso DEUS, segundo as suas riquezas, supre todas as nossas __necessidades__ em glória, por CRISTO JESUS (Fp 4.19).

Nenhum comentário:

Postar um comentário