domingo, 5 de dezembro de 2010

DIA DA BÍBLIA
Por milênios DEUS se revelou ao homem através de suas obras, isto é, a Criação (Rm 1.20; SI 19.1-6). Porém, segundo seu propósito, chegou o tempo em que Ele desejou alcançar o homem com uma revelação maior, o que fez em forma dupla:
a) através da Bíblia - A Palavra Escrita, e
b) através de JESUS CRISTO - A Palavra Viva (Jo 1.1).
Esta dupla revelação é mui especial e tornou-se necessária devido à queda do homem Desse modo o estudo das Escrituras se impõe como o principal meio do homem natural vir a conhecer a DEUS e a Sua vontade para com a sua vida, bem como do crente conhecer o propósito santificador de DEUS para si e para com todos os salvos.

ALCANCE DO ESTUDO DA BÍBLIA
O estudo da Bíblia é uma necessidade que se impõe ao crente por causa do grande alcance que o livro divino tem. O seu estudo:
1. Prepara o crente para responder àqueles que lhe pedem a razão da fé que nele há (l Pé 3.15).
2. Faz o obreiro aprovado quanto ao correto manejo da palavra da verdade (2 Tm 2.15).
3. Acresce a fé do crente quanto ao fato de que as Escrituras são a infalível Palavra de DEUS (Is 34.16).
4. Dó luz e entendimento aos simples (SI 119.130).
Ninguém é tão sábio como pensa quando ignora o valor da Palavra de DEUS, nem tão indouto como possa imaginar quando ama o livro da lei do Senhor.

POR QUE ESTUDAR A BÍBLIA
Dentre outras razões por que o crente deve ler e estudar a Bíblia, poderíamos destacar as seguintes:
1. A Bíblia é o manual do crente.
2. A Bíblia alimenta nossas almas (Mt 4.4; Jr 15.16; l Pé 2.2).
3. A Bíblia é o instrumento do ESPÍRITO (Ef 6.17).
4. A Bíblia enriquece a vida do cristão (SI 119.72).

COMO ESTUDAR A BÍBLIA
Como a divina e inspirada Palavra de DEUS, a Bíblia é um livro singular, do qual maior proveito tirará aquele que melhor souber estudá-lo. E é exatamente com o propósito de ajudá-lo a tirar o máximo de proveito do estudo da Bíblia que lhe da- mos os cinco passos seguintes a serem seguidos:
1. Leia a Bíblia conhecendo o seu Autor.
2. Leia a Bíblia diariamente (Dt 17.19).
3. Leia a Bíblia com a melhor atitude.
4. Leia a Bíblia meditando.
5. Leia a Bíblia toda.

A APLICAÇÃO DA BÍBLIA
A diferença básica entre a Bíblia e os outros livros que lemos ao longo da vida, é que não temos nenhuma obrigação moral de obedecer ao que estes ensinam, enquanto que a Bíblia é um livro escrito não apenas para ser lido, mas também, e principalmente, para ser obedecido e aplicado.
1. Aplique a Bíblia à sua vida.
2. Aplique a Bíblia às necessidades do mundo.
Se a Bíblia é o que dizemos ser para a nossa vida, guardemo-nos da atitude farisaica de lê-la e, inclusive, proferi-la sem que ela seja parte inseparável do nosso caráter. No princípio da Obra Pentecostal no Brasil, era mui comum ouvir- se pessoas não-crentes se referirem aos pentecostais como "os Bíblias", decorrente do apego ao livro e à prática da Bíblia. Deveríamos nos penitenciar diante de DEUS pelo nosso gradual afastamento das verdades e virtudes do Evangelho propugnadas na Bíblia.


http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/arvoredoconhecimento-biblia.htm

Um comentário:

  1. Dia 12 de Dezembro, que maravilha este dia nos faz valorizar ainda mais o evangelho, pois é neste dia que comemoramos o dia da Bíblia, aleluia...Oh Glória.

    ResponderExcluir