sexta-feira, 19 de novembro de 2010

É pecado ouvir música secular?

Pecado de fato não. Não recomendo e refuto a idéia de que seja possível o cristão desprovido de muitíssima espiritualidade e intelectualidade ouvir música secular e não corromper-se. Ai mora o perigo, até onde podemos ir? Afirmar que é pecado de maneira categórica e absoluta, seria leviano. A bíblia não transparece claramente o assunto, mas existem textos que podemos assim entender. Outro grande problema é o fato de termos muitos “lixos gospel” comercializados por ai travestidos de música sacra, o que torna desculpa para alguns, mas não justificativas concretas. Muitas músicas aparentemente transparecem uma bela idéia, mas a motivação pela qual são disseminadas é totalmente errônea e deturpada -algumas até demoníacas- onde os princípios empregados se contrapõem ao real significado da carreira cristã, ferindo questões eclesiásticas, incitando heresias, principalmente com a propagação exacerbada do antropocentrismo, sugerindo assim a perca de valores morais e éticos. Muitos ouvem e analisam as canções ditas seculares a fim de obter proveito à vida prática, bem como enriquecer seus vocábulos, seu grau de intelectualidade-bem exposto por muitos poetas através de músicas-amadurecimento acerca de questões sociais, bem como filosóficas. Transcrevo aqui o que faço diariamente, procuro conhecer ao menos superficialmente a vida do autor e cancioneiro, infelizmente faltam exemplos a serem seguidos, os marcos foram perdidos, uma vez que, os dizeres da maioria não condizem com suas verdades (???) apregoadas. Distante disso, busco reaver aquelas músicas do passado, aonde enaltecem a mensagem da cruz, louvam e exaltam o nome soberano de Cristo, não confissões positivas, mas que nos levam ao quebrantamento, e a constante luta para se parecermos com nosso Mestre Jesus. Ainda reforço o cuidado que Deus com seu povo desde o antigo testamento. Os costumes, modismos, e a conduta vivida por outros povos eram reprovadas por Deus, mas aqueles que vinham e juntavam-se aos Judeus, eram circuncidados e tidos como um deles. Deus não permitia que o povo buscasse incrementos nas outras civilizações. Rotular aquilo que é cristão,correto e coerente, é quase impossível, mas devemos nos basearmos no versículo a seguir:

Filipenses 4:8 "Quanto ao mais, irmãos, 
tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai."

Segue versículos para análise:

II Timóteo 3:1-5 - "Sabe, porém, isto, que nos últimos dias sobrevirão tempos penosos; pois os homens serão amantes de si mesmos, gananciosos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a seus pais, ingratos, ímpios, sem afeição natural, implacáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, inimigos do bem, traidores, atrevidos, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus, tendo aparência de piedade, mas negando-lhe o poder. Afasta-te também desses."

II Timóteo 4:3-4 - "Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo grande desejo de ouvir coisas agradáveis, ajuntarão para si mestres segundo os seus próprios desejos, e não só desviarão os ouvidos da verdade, mas se voltarão às fábulas."

Mateus 5:13 - "Vós sois o sal da terra; mas se o sal se tornar insípido, com que se há de restaurar-lhe o sabor? Para nada mais presta, senão para ser lançado fora, e ser pisado pelos homens."

Levítico 20:26 - "E sereis para mim santos; porque eu, o Senhor, sou santo, e vos separei dos povos, para serdes meus."

Mateus 6:24 - "Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar a um e amar o outro, ou há de dedicar-se a um e desprezar o outro”

Tito 2:12 - "ensinando-nos, para que, renunciando à impiedade e às paixões mundanas, vivamos no presente mundo sóbria, e justa, e piamente"

Tiago 4:4 - "Infiéis, não sabeis que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus."

I Pedro 1:14-16 - "Como filhos obedientes, não vos conformeis às concupiscências que antes tínheis na vossa ignorância; mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em todo o vosso procedimento; porquanto está escrito: Sereis santos, porque eu sou santo."

João 2:15-17 - "Não ameis o mundo, nem o que há no mundo. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não vem do Pai, mas sim do mundo. Ora, o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus, permanece para sempre."

Nenhum comentário:

Postar um comentário