domingo, 13 de novembro de 2011

Entendendo o Arrependimento de Deus, do Homem e o Remorso



Entendendo o Arrependimento de Deus, do Homem e o Remorso
Introdução:
Deus volta atrás em algo que Ele determina? É possível que Deus faça algo e mude de idéia depois?
Gn. 6:5-7 – Esse texto tem sido usado por muitos para afirmar que Deus é fraco. É importante que nós, cristãos, possamos saber explicar o que significa o arrependimento de Deus.
Nosso propósito é diferenciar 3 situações que normalmente levam o mesmo nome, mas são totalmente diferentes entre si. As 3 situações são: 1) O arrependimento de Deus; 2) O arrependimento do homem; 3) O Remorso.

1 – O Arrependimento de Deus:
Na língua hebraica, as palavras que são traduzidas como “arrepender-se” e “arrependimento” raramente são usadas no Velho Testamento com referência a homens. Essas palavras são freqüentemente aplicadas a Deus.
No hebraico, duas palavras são traduzidas para o português como “arrependimento”:
NÂHAM – Se refere a Deus
SHÜBH – Se refere ao homem; significa girar, retornar (Is. 55:7 "Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem maligno os seus pensamentos; volte-se ao Senhor, que se compadecerá dele; e para o nosso Deus, porque é generoso em perdoar. – converter)
Mas Deus se arrepende? Se Ele se arrepende, como é esse arrependimento? O arrependimento de Deus é uma mudança no proceder e nas atitudes para com o homem. Deus é imutável em Seus pensamentos e propósitos. (Tiago 1:17)
Deus não se arrepende de seus pensamentos e propósitos Santos e de Seus planos. (Nm. 23:19; Jr. 4:28). Mas Deus altera sua atitude com o homem, de acordo com a atitude do homem com Deus. (Gn. 6:5-7; Êx.32:14; 1 Sm.15:11; 2 Sm.24:16; Jr.18:7-11; Jr. 26:3,13,19; Jr. 42:10; Jl.2:13; Am. 7:3,6; Jn.3:9,10; Jn. 4:2).
O arrependimento de Deus depende do nosso arrependimento. Se nos mudamos nossa atitude com o pecado, abandonando-o, Deus também mudará sua atitude conosco, nos abençoando ao invés de nos punir com justiça. Se desobedecemos a Ele, Deus se arrepende (muda sua atitude conosco) do bem que faria a nós se tivéssemos feito Sua vontade. É isso que é relatado claramente em Jr. 18:7-11.

2 – O Arrependimento do Homem:
O arrependimento de Deus, consiste apenas em uma mudança de atitude para com o homem. Já o arrependimento do homem tem algo a mais. O arrependimento do homem é uma mudança de mente (pensamentos e propósitos) e atitudes. É uma mudança radical de pensamento, atitude e direção.
METÁNOIA – É a palavra grega que significa “mudança de mente” e que é traduzida para o português como arrependimento. Essa palavra é usada apenas para o homem e nunca usada para designar o arrependimento de Deus. (Mt. 3:8; Mc.1:4; Lc. 15:7; At.20:21). A palavra grega PARÁNOIA significa loucura, insensatez. Quem não pratica METÁNOIA, acaba praticando uma PARÁNOIA.
Mesmo que a Bíblia em português use a palavra “arrependimento” para Deus e o homem, há uma grande diferença entre as duas situações. No Novo Testamento, arrependimento significa “mudança radical de pensamento, atitude e direção” direcionado ao homem (metánoia). No Velho Testamento, a palavra hebraica dirigida ao homem como arrependimento é shübh e significa “retornar; converter”. É voltar-se do pecado para Deus (2 Rs.17:13; 23:25; Is.19:22; 55:7; Jr.3:12,14,22; Ml. 3:7)
O arrependimento verdadeiro acontece numa pessoa quando o Espírito Santo a convence de seu pecado e ela transforma radicalmente seu pensamento, sua atitude e direção. (Rm. 12:1,2; 2 Co.5:17).
Você tem vivido esse arrependimento?

3 – O Remorso:
Alguns colocam o remorso como sinônimo de arrependimento, mas, há uma grande diferença entre os dois.
Remorso é uma tristeza mórbida e morosa que não produz mudança no pensamento, nem na atitude e nem na direção.
METAMÉLOMAI é a palavra grega usada no Novo Testamento para designar remorso e pesar.
2 Co.7:9,10 – Tristeza que produz morte (remorso)- "agora folgo, não porque fostes contristados, mas porque o fostes para o arrependimento; pois segundo Deus fostes contristados, para que por nós não sofrêsseis dano em coisa alguma.
10 Porque a tristeza segundo Deus opera arrependimento para a salvação, o qual não traz pesar; mas a tristeza do mundo opera a morte."
Mt. 27:3-5 – Judas teve remorso e não arrependimento. "Então Judas, aquele que o traíra, vendo que Jesus fora condenado, devolveu, compungido, as trinta moedas de prata aos anciãos, dizendo:
4 Pequei, traindo o sangue inocente. Responderam eles: Que nos importa? Seja isto lá contigo.
5 E tendo ele atirado para dentro do santuário as moedas de prata, retirou-se, e foi enforcar-se."
Hb. 12:17 – Esaú chorou de remorso, mas sem mudança de mente, atitude e direção. "Porque bem sabeis que, querendo ele ainda depois herdar a bênção, foi rejeitado; porque não achou lugar de arrependimento, ainda que o buscou diligentemente com lágrimas."
Lc. 18:18-23 – O jovem rico se entristeceu, mas sem mudar sua atitude. "E perguntou-lhe um dos principais: Bom Mestre, que hei de fazer para herdar a vida eterna?
19 Respondeu-lhe Jesus: Por que me chamas bom? Ninguém é bom, senão um, que é Deus.
20 Sabes os mandamentos: Não adulterarás; não matarás; não furtarás; não dirás falso testemunho; honra a teu pai e a tua mãe.
21 Replicou o homem: Tudo isso tenho guardado desde a minha juventude.
22 Quando Jesus ouviu isso, disse-lhe: Ainda te falta uma coisa; vende tudo quanto tens e reparte-o pelos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, segue-me.
23 Mas, ouvindo ele isso, encheu-se de tristeza; porque era muito rico."
A tristeza do arrependimento, leva a uma mudança de pensamento, atitude e direção. O remorso apenas traz tristeza que não leva a pessoa a nada.

Conclusão:
Você tem feito Deus se arrepender do bem ou do mal sobre sua vida?
Você tem produzido fruto digno de arrependimento ou de remorso? (Mt. 3:8)

Nenhum comentário:

Postar um comentário