sábado, 19 de novembro de 2011

COMPROMISSO COM PALAVRA, Licao 8, 4º Trimeste 2011
















A pregação e ensino


Eu coloquei a pregação e ensino em conjunto, pois ambos estão relacionados com a proclamação da verdade bíblica. A proclamação da Palavra de Deus é uma função primária da igreja. Eu choro por causa da sermonetes as pessoas ouvem em algumas igrejas. Alguns pregadores são dedicados exclusivamente para aconselhar a partir do púlpito ou tratar questões éticas. Nas aulas da escola dominical em muitos domingo não se aprende muito sobre a Bíblia, e só pensar no que é ensinado. Mas a função mais importante da Igreja é proclamar a Palavra de Deus de uma forma compreensível, direta.

Considere os dois trechos de cartas que Paulo escreveu a Timóteo. Primeira Timóteo fala de como nos comportamos e função na igreja (3:15), e ambos 1 e 2 Timóteo enfatiza que nós temos que ter uma prioridade para a proclamação da Palavra de Deus.

Primeiro Timóteo 3:16 fala da maravilha da encarnação de Jesus Cristo: "E sem controvérsia grande é o mistério da piedade: Deus foi manifestado na carne, justificado no Espírito, visto dos anjos, pregado aos gentios, Acreditado no mundo, recebido acima na glória "(grifo nosso). Pregação é um dos elementos essenciais da manifestação de Deus na carne. No coração da Igreja é a encarnação, e no coração da encarnação é a sua proclamação. Pregação é a parte central na vida de uma igreja.

Eu creio que Deus tem abençoado a Igreja, porque é uma prioridade para a proclamação da Palavra de Deus. Nós não falamos somente sobre o ensino da Bíblia. Muitas centenas de pessoas ao longo dos anos disseram que vir a igreja porque querem ser alimentados com a Palavra de Deus. Esse é o compromisso, essa é a função da Igreja. Não só minha a tarefa de proclamar a Palavra, é a tarefa de todos! Algumas pessoas têm o dom da pregação ou ensino, mas todos são chamados a proclamar a Palavra.

Paulo disse a Timóteo que, se os irmãos ensinassem a verdade seria um "bom ministro de Jesus Cristo, criado com as palavras da fé e da boa doutrina que tens seguido" (1 Tm. 4:6). Em seguida, ele acrescenta, no versículo 11: "Manda estas coisas e ensinar." Em outras palavras: "Ele ensina com autoridade."

Neste trecho transcrevo um testemunho de um ministro e sua experiência em pregar com o compromisso com a PALAVRA e a autoridade! "...Fui convidado para falar na cerimônia de formatura na Academia de Polícia em Los Angeles. O homem ao meu lado me falou sobre vários dos graduados. Ele disse: "Nós tivemos que eliminar um deles por causa de sua voz. Não era autoritário o suficiente. Um policial deve ter autoridade em sua voz. " Isso faz sentido: a autoridade policial é a lei. Se parece que fala com autoridade, mas a minha autoridade é a Palavra de Deus!".

Em 1 Timóteo 4:13 Paulo continua: "Eu venho, aplicar-te à leitura, à exortação e ao ensino." Ele convidou Timóteo para ler a Bíblia, explicando suas doutrinas e exortar os crentes para a aplica-la. Ele recomendou para não negligenciar a pregação (v. 14), mas para meditar sobre as verdades de Deus (v. 15), e persistiu em obedecê-las (v. 16).

Vemos uma outra dimensão da pregação e ensino em 1 Timóteo 5:17: "Os anciãos que governam bem sejam tidos por dignos de dupla honra, especialmente os que labutam na pregação e ensino." Isso indica que a liderança de uma igreja deve se concentrar em pregar e ensinar. De fato, a função primária da Igreja é proclamar a Palavra de Deus.

Ouvi dizer que algumas pessoas criticam as igrejas ou as escolas bíblicas, dizendo: ". Há muita pregação e ensino e pouco mais" Eu não posso ver como ela pode ter muita pregação e ensino! A razão para a igreja fazer tanta ênfase na pregação e ensino, é porque eles ajudam a tudo o resto acontece. Temos de saber o que a Bíblia diz sobre algo antes que eles saibam como agir. Nós não saberíamos como adorar, orar, evangelizar, discipular, pastorear, ou servir; a menos que saibamos o que a Palavra de Deus diz.

Em 2 Timóteo 2:15 Paulo diz: "Procura apresentar-se a Deus aprovado, como obreiro que não precisa se ​​envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade". Paulo queria que Timóteo para interpretar a palavra corretamente. Em 2 Timóteo 1:13 diz: "Conservasse o modelo das sãs palavras de doutrina que ouviu." A pessoa que proclama a Palavra de Deus deve primeiro se comprometer com ela e depois pregá-la.

As Escrituras deixam o crente "sábio para a salvação" (2 Tm. 3:15). A Palavra é "proveitosa para ensinar, para repreender, para corrigir, para instruir na justiça: que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra" (vv. 16-17). Com base nessas realidades Paulo instrui: "Prega a palavra, insta a tempo e fora de tempo" (2 Tm 4:2.). Em outras palavras: "Seja diligente e trabalhador na proclamação da Palavra de Deus. Pregar em todos os momentos. Não se preocupe se os ouvintes ficam ofendidos com o que você diz. "

Paulo, então, convida-o a ser corajoso quando você prega e "exortar, reprovar, repreender, com toda a longanimidade e doutrina" (v. 2). A pregação deve levar as pessoas para enfrentar os fracassos em suas vidas, mas não podemos esperar que eles cheguem a um entendimento completo imediatamente. No processo de pregação, devemos ter paciência e ensinar a doutrina. É a palavra que convence. Uma das funções da Igreja é ensinar a Palavra de Deus com paciência de uma forma simples para que as pessoas sejam responsáveis ​​perante Deus por fazer a sua vida reta.

Efésios 4:23 diz: "E vos renoveis no espírito da vossa mente". Romanos 12:2: "E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação de nossas mentes." Você precisa ter a palavra em sua mente em ordem de ocorrência de conduta correta. Pregar e ensinar a Palavra da Escritura colocar na vanguarda nas mentes das pessoas, não há nada que possa substituir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário